O Macaco e a Velha - Entretê Produções - Ideia, Ação e Animação!

Ideia, Ação, Animação!
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Serviços > Atrações > Espetáculos > Infantil
Classificação: Livre para todos os Públicos
(Mais indicado para crianças à partir dos 5 anos)
CRITICA:
(...)O texto de Edye (é só assim que ele se assina) tem sua própria direção, sendo que ele ainda responde pelos figurinos e vive o personagem principal, o da velha, travestido, o que faz, aliás, muito bem.
O elenco tem ritmo e o espetáculo se desdobra sob os olhares curiosos e atentos da gurizada. (...) A iluminação  atende às necessidades de cena, e a sonoplastia igualmente garante o bom andar do trabalho. A montagem poderia ser, no entanto, apenas mais um simples espetáculo, se não fosse o cuidado com a encenação. Repetindo as velhas gags do circo e dos filmes mudos, cuidando para que a criança siga com curiosidade e atenção à cena, a direção de Edye retoma a antiga lição da farsa, usando o pano como entradA e saída de cena e a constante e alternada circulação das personagens. Isso ganha fôlego especial ao final do espetáculo, quando o macaco persegue a velha, enquanto é perseguido pelo caçador etc, para gáudio e torcida da gurizada, que grita e aplaude, entusiasmada.
Pode não ser o ideal do teatro infantil tal o imaginam os pedagogos. É provável que a lição de moral acaba se perdendo em meio aos gritos da petizada. Mas o espetáculo é divertido e até os adultos acabam aderindo a ele. (...) Edye mostra competência na maneira de organizar os elementos do espetáculo, bem como seu elenco jovem evidencia força e dedicação, naturalidade e bom envolvimento com os personagens.
Antônio Hohlfedt – Jornal do Comércio 26/03/2010.

Dona Firinfinfélha, uma simpática senhora de idade avançada e memória um tanto apagada, possuía um lindo e recheado bananal no fundo do seu quintal. Porém, o prazer da fruta nunca pôde aproveitar, já que um certo Macaco, as bananas adorava furtar. Maluco, malandro e muito espertalhão, assim é o Macaco Simão. Muito tempo se passava, e o macaco com a velha zombava. O que este mamífero de cauda longa não esperava, é que um dia, uma vingança vinda da velha o aguardava! E como na vida tudo tem volta, Simão não ficaria assim, sem uma revolta.

A história tem como objetivo principal ensinar ao público questões sociais de relações entre os indivíduos. Tratando  de temas como o respeito aos mais velhos, cooperação, solidariedade, a importância das nossas escolhas e no que elas podem acarretar. O tema central gira em torno da idéia de que “toda ação gera uma reação, as vezes não bem vinda.”


Texto e Direção: Edye
Trilha Sonora, Cenários, Figurinos e Divulgação: Entreteniarte Produções
Iluminação: Bruna Ruiz
Fotos: Morgana Mazzon

*ESPETÁCULO INDICADO AOS PRÊMIOS DE MELHOR:
ESPETÁCULO, ATOR, ATRIZ, ILUMINAÇÃO E CENÁRIO
No Festival Internacional de Teatro de Rosário do Sul - 2014

Classificação: Livre para todos os Públicos
(Mais indicado para crianças à partir dos 4 anos)
Entreteniarte Produções Culturais LTDA / cnpj 12076299000147 / Porto Alegre - RS - Brasil
(51) 991042226 ou 32764134
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal